Consultadoria e Serviços de TI e Contact Center
Cart 0

Suporte e Manutenção — Compra

Como perceber se uma loja on-line é fidedigna ou fraudulenta

Stefano Cannavacciuolo Compra Fraude Loja online Phishing

Como perceber se uma loja on-line é fidedigna ou fraudulenta

Realizar uma fraude na internet é muito simples: só é preciso registar um website com dados falsos, criar neste site uma loja on-line que vende produtos a preços competitívos e esperar que alguém caia na armadilha.
Falta de experiência ou uma pequena distração podem fazer com que se engane e seja alvo de uma fraude on-line. Isto traduz-se não somente em perda de dinheiro, mas também na impossibilidade, por razões óbvias, de receber os produtos que tecnicamente foram comprados. Perceber se uma loja on-line ou um vendedor são fraudulentos é essencial.
Segue aqui uma explicação para perceber melhor como isto se faz.

Verificar os contactos e métodos de pagamento
É importante validar se no website consta o número de contribuinte da empresa, o número de telefone fixo (não móvel!) e a morada completa.
É também necessário verificar se a loja on-line dá a possibilidade de pagar com outros métodos de pagamento e não só com cartão de crédito. A maioria das lojas on-line fraudulentas distingue-se das “verdadeiras” por requerem pagamentos só com cartão de crédito. Uma loja on-line seria de confiança se fornecer pelo menos uma alternativa ao cartão de crédito, por exemplo Paypal. E esta possibilidade deve ser concreta, não somente publicitada.
Enfim, faça o possível para fazer compras exclusivamente do seu PC, smartphone ou tablet, quando utilizar seu cartão de crédito ou sua conta Paypal.

Procurar opiniões e comentários dos outros
Antes de comprar qualquer produto numa loja on-line, o melhor é verificar as opiniões de quem fez o mesmo antes de si. Por exemplo, pode procurar nas redes sociais se esta loja on-line tem um perfil social e, possivelmente, controlar as classificações dos outros utilizadores.

Google
Além das redes sociais, pode verificar a veracidade de uma loja ou de um vendedor pesquisando diretamente no Google ou no Google Grupos.
No caso do Google Grupos, aceda ao seguinte site: https://groups.google.com/forum/#!overview
Usando o do campo de pesquisa pode procurar o nome da loja (ou vendedor) junto com a palavra chave “opiniões”, como se estivesse utilizando o Google.pt.


DNS Stuff
Se ainda não encontrou nenhuma informação sobre o vendedor pretendido, provavelmente o website foi criado há pouco tempo. Neste caso, é normal suspeitar que o website não seja de grande confiança. Mas isso não significa que o website não seja fidedigno!
Pode ser então uma boa ideia esperar que alguém faça compras nesta loja e deixe opiniões na net antes de arriscar atrasos ou problemas de qualquer género. É também possível procurar informações mais em pormenor sobre a data de criação do website para perceber quanto o website é novo.
O website a utilizar para esta pesquisa é www.dnsstuff.com. Aqui poderá aceder aos dados sobre o criador do website (este informação nem sempre consta) e controlar a data de criação do website.

Controlar se o website é perigoso
Também os websites fidedignos podem ser alvo de ameaças de qualquer tipo. É sempre boa ideia utilizar um bom antivírus no seu próprio computador, tablet e smartphone.
Outro instrumento útil são as extensões para os web browsers, como MyWOT ou Traffic Light. Os dois funcionam com Mozilla Firefox, e o primeiro também com Google Chrome.

Considerações finais
Desconfie de sites que apresentem uma construção simples e que não forneçam nenhuma informação de segurança que possa ser verificável. Se não tiver a certeza de que se trata de um site ilegítimo, envie uma mensagem ou telefone para a empresa, antes de fornecer qualquer informação.
Procure por um ícone de cadeado em qualquer site de compras. Para ser fiável, o ícone de cadeado deve aparecer na interface de browser e não como conteúdo da própria página.
Evite sites que têm óbvios e abundantes erros de edição.

 

Fontes:

http://www.aranzulla.it/capire-se-un-negozio-on-line-o-un-venditore-sono-una-truffa-587.html

http://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1077030#.V_5M3saqtoU

Ler mais →

Sale

Unavailable

Sem stock