Consultadoria e Serviços de TI e Contact Center
Cart 0

Atenção ao detalhe – Uma habilidade incompreendida

Fernanda Sousa Fontes

A atenção ao detalhe é uma habilidade muitas vezes incompreendida no negócio. Ter atenção ao detalhe não significa que estamos sem ideias abrangentes e grandes planos. Não significa que somos mesquinhos com uma propensão para micromanaging e controle. Em vez disso, é um componente vital do sucesso e é o que muitas vezes transforma uma boa ideia num negócio rentável.

Os ambientes de trabalho com ritmo acelerado e tarefas complexas podem, muitas vezes, dificultar a possibilidade de se ter atenção ao detalhe em cada elemento do seu desempenho no trabalho. Mas negligenciar detalhes às vezes pode ser caro, prejudicial para a qualidade do seu produto de trabalho, ou em alguns casos, até mesmo perigoso. Podemos melhorar esta habilidade usando um planeamento estratégico e algumas técnicas de organização.

Eficiência

Uma objeção comum prestada contra este conceito é que se perde tempo e dinheiro. De acordo com este argumento, desde que uma tarefa seja executada razoavelmente bem, não vale a pena preocuparmo-nos com cruzar o 't' e que pontilhar o 'i'. No entanto, este argumento é limitado, leva a resultados desleixados e eventuais falhas. Quando uma tarefa não é concluída com os mais altos padrões, precisa de ser refeita, o que leva tempo. Reescrever, solicitar esclarecimentos e corrigir erros que foram gerados pela falta de atenção, demora o seu tempo a resolver e ocupa recursos desnecessáriamente. Tempo que é valioso e recursos que poderiam ser usados noutra tarefa.

Claridade

Uma das razões mais importantes para prestar atenção aos detalhes é para que possamos ter uma comunicação clara e eficaz. Imagine uma mensagem fundamental que está a passar por uma longa cadeia de comando. Se a mensagem é um pouco distorcida no primeiro envio e um pouco mais no segundo, provavelmente irá tornar-se incompreensível quando chegar ao seu destino. Confirmar, reconfirmar e perder tempo para garantir que a mensagem é clara e tem todos os detalhes necessários é uma comunicação eficaz. Um relatório que carece de clareza e detalhe pode resultar numa equipa confusa que não conseguirá concluir a tarefa porque o relatório levantou mais questões do que respostas.

Segurança

A segurança no trabalho é outra razão para prestar muita atenção aos detalhes. Enquanto as empresas variam muito em termos de riscos de segurança, mesmo nos locais de trabalho menos perigosos podem beneficiar de atenção aos detalhes. Observe o quão semelhante estas duas declarações são: 'Pressione o botão vermelho' e 'Nunca pressione o botão vermelho.' Uma palavra faz toda a diferença. Isto pode parecer extremo, mas considerando o quanto poderá custar um acidente de trabalho grave, é vital que cada palavra falada e escrita seja absolutamente clara e precisa. Manter um ambiente de trabalho seguro permite ao seu negócio alcançar o seu potencial e, muitas vezes, é tão fácil como assegurar que os detalhes são claramente explicados e compreendidos.

Consistência

Os clientes querem fazer negócios com uma empresa em que podem confiar para um desempenho consistente. É contraproducente para fazer um excelente trabalho apenas algumas das vezes. Imagine uma empresa de automóveis que vendeu um carro com defeito e 99 carros perfeitos em cada 100 fabricados. Com isto, essa empresa teria uma reputação péssima como errática, irresponsável e indigna de confiança. As empresas que se tornam pilares das suas indústrias fazem-no através da excelência consistente. Após algum tempo, a marca torna-se um símbolo de qualidade. A atenção aos detalhes é algo que quase qualquer cliente prefere em vez da velocidade e quantidade. É uma habilidade vista como uma marca de profissionalismo, paixão e confiabilidade em quase todos os campos.

Em suma, a atenção ao detalhe melhora a precisão na execução de tarefas. Também contribui para a capacidade de prever desafios e resolvê-los de forma proactiva. A prevenção de erros é valiosa para completar todos os tipos de projetos profissionais. A gestão cuidadosa dos detalhes contribui para a eficiência global e sucesso nos negócios. Reduzindo os erros também contribui para a satisfação do cliente. Deixar uma primeira impressão positiva é parte da fundação para a construção de relacionamentos pessoais e profissionais.

 

Fontes:

https://www.reference.com/world-view/important-pay-attention-detail-10f11724639cf846

http://work.chron.com/improve-attention-details-work-9810.html

http://woman.thenest.com/examples-being-detail-oriented-workplace-3326.html

 



Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente


Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos

Sale

Unavailable

Sem stock