Consultadoria e Serviços de TI e Contact Center
Cart 0

8 conselhos para comprar um portátil

Ricardo Silveira como escolher um portátil melhor portátil portátil

Antes de comprar um portátil deverá ter em consideração qual o objetivo e o respetivo orçamento. Na compra deverá ter em consideração as especificações dos equipamentos:

Processador

Atualmente a maior parte dos fabricantes opta por processadores da marca Intel, existindo pouca oferta com opções de processadores da marca AMD.

Vamos referenciar apenas os modelos da Intel.

Tem disponível as seguintes gamas: Celeron, i3, i5 e i7.

Os Celeron são recomendados para uma utilização simples: Internet, email, processamento de documentos, música, vídeos

Os i3 permite uma utilização que inclua edição de imagem, jogos e filmes, mas não de uma forma exigente.

Os i5 permite uma utilização mais exigente que inclua edição de imagem avançada, jogos 3D e filmes de alta definição.

Os i7, são recomendados para uma utilização mais intensiva de programas exigentes e para elevada performance em jogos.

 

Memória RAM
Os computadores de entrada de gama estão equipados com 4GB de memória RAM que permite uma utilização normal. Se necessitar de trabalhar com software de edição ou jogos aconselhamos procurar uma máquina com 8GB ou mais.

 

Placa gráfica

Para uma utilização simples, isto é, se a sua utilização se resume a navegar na Internet e ao manuseamento de documentos, não terá necessidade de uma placa gráfica de memória dedicada.

Caso necessite de uma grande exigência gráfica, deverá ter sempre em consideração que a placa gráfica deverá ter a maior quantidade de memória possível e também o processador gráfico mais rápido possível. Quando verificar as características da gráfica, tenha em consideração que as gráficas do portátil serão diferentes do mesmo modelo para um desktop.

 

Disco Rígido/SSD

Quanto maior a capacidade do seu disco, mais informação poderá armazenar, contudo o tamanho do disco não se traduz em velocidade.

Os HDD são mais comuns e mais baratos, mas são mais lentos comparativamente aos SSD. Apesar de mais caros, os SSD permitem uma maior velocidade no equipamento.

Deverá decidir se valoriza a capacidade de armazenamento ou a velocidade.

Existem alguns equipamentos que já aliam as duas tecnologias, um disco SSD mais pequeno para performance e o um disco secundário para armazenamento.

 

Ecrã

Atualmente tem opções das 12pol até ás 17pol.

As principais diferenças irão residir no tipo de LCD, anti-reflexo e ecrãs brilhantes e na respetiva resolução, 1366x768 e 1920x1080. Já existe também no mercado equipamentos com ecrã 4K que poderá ser uma característica a ter em conta caso a qualidade de imagem é algo que procure.

Os ecrãs anti-reflexo, permitem uma melhor visualização em qualquer ambiente luminoso, as cores não são tão vivas, logo provoca um menor cansaço visual.

Os ecrãs brilhantes têm as cores mais vivas, refletem mais facilmente a luz e provoca um maior cansaço visual.

 

Unidade de CD/DVD
A Unidade de CD/DVD é algo que vem incorporado em quase todos os modelos. Contudo, cada vez mais são os modelos que não trazem este suporte.


Ligações Externas
Em qualquer computador, e hoje em dia tudo se liga a um computador, o número de portas e tipo de ligações é um fator importante.

Deverá ter em consideração, o numero de portas USB e se são 3.0 ou 2.0 (maior velocidade nas portas 3.0), Leitor de cartão de memória, porta HDMI/Mini-displayport e porta ethernet (RJ45) e saída de som e microfone.

Ligação Sem Fios: Bluetooth e Wi-Fi são hoje em dia imprescindíveis.

 

Bateria
As baterias são um aspeto importante num portátil, embora a sua duração varie consoante a utilização que se lhe esteja a ser dada. O uso dos novos processadores é um dos fatores importantes para a poupança desta. São recomendadas o uso de baterias de iões de lítio, pois estas têm mais carga e uma vida útil mais prolongada. Estas novas baterias não necessitam de ter uma atenção especial, não se devendo apenas deixar que estas descarreguem por completo.

Para mais informações sobre a bateria poderão consultar o nosso artigo, como usar a bateria

 

 

Fonte:

http://www.which.co.uk/reviews/laptops/article/how-to-buy-the-best-laptop/how-to-buy-the-best-laptop

http://www.digitaltrends.com/computing/top-laptop-buying-mistakes/



Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente


Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos

Sale

Unavailable

Sem stock